Olá S2! Saiba o que é um habit tracker, como usar, dicas e baixe nosso modelo gratuito com 18 templates tanto para uso digital como para impressão!
Um rastreador de hábitos ou habit tracker é uma ferramenta, muitas vezes na forma de um calendário ou aplicativo, usado para monitorar e incentivar o desenvolvimento de hábitos diários.
Ao acompanhar os hábitos, você pode ver seu progresso ao longo do tempo, manter sequências e se manter motivada a continuar praticando bons hábitos ou quebrando os ruins.
Os rastreadores de hábitos podem ser usados para uma ampla gama de atividades, desde metas de saúde física, como se exercitar regularmente ou comer de forma saudável, até práticas de saúde mental, como meditar ou escrever diários, e tarefas de produtividade, como completar tarefas de trabalho ou evitar distrações.
Eles podem ser tão simples quanto um calendário de papel com caixas de seleção, ou tão avançados quanto um aplicativo de smartphone com lembretes, gráficos e recursos sociais.

Como usar um rastreador de hábitos efetivamente
Para usar um rastreador de hábitos de forma eficaz, siga estas dicas:
- Simplicidade: Mantenha seu rastreador de hábitos simples e fácil de usar, para que ele se torne uma parte natural de sua rotina diária. Encontre um modelo que seja amigável e divertido. Seja em papel, em app ou um documento digital.
- Especificidade e Detalhes: Em vez de apenas rastrear se um hábito foi realizado ou não, divida o hábito em ações mensuráveis e específicas. Por exemplo, em vez de apenas rastrear “exercício”, pode-se rastrear o tipo específico de exercício, duração e intensidade.
- Consistência: Faça do rastreamento de hábitos uma prática diária, em vez de ocasional. Ao registrar consistentemente seus hábitos, você poderá avaliar com mais precisão seu progresso e identificar quaisquer inconsistências. Por exemplo, terá dias ou semanas que você não conseguirá ir na academia, por exemplo, mas se você olhar num semestre todo poderá ver que sua rotina foi muito boa e assim se manter motivada. É importante olhar num tempo maior determinadas coisas.
- Metas Mensuráveis: Crie metas claras e mensuráveis para seus hábitos. Ao medir e monitorar seus hábitos, você pode obter insights valiosos sobre seu comportamento e tomar decisões informadas sobre como ajustar seus hábitos e melhorar seu sucesso geral. Metas mensuráveis possuem um atrito menor para alcançar e são mais concretas o que ajuda a permanecer firme no propósito.
- Personalização: Encontre um sistema de rastreamento de hábitos que seja adaptado às suas necessidades e preferências individuais. Não há uma abordagem única para o rastreamento de hábitos, e experimentar métodos diferentes até encontrar um que funcione para você é fundamental. Seja resiliente!
- Feedback Visual: Use um rastreador de hábitos que forneça feedback visual imediato, como sequências, para motivá-lo e reforçar a identidade da pessoa que você deseja ser. Nosso modelo possui diversos templates diferentes para você escolher um que seja mais do seu gosto pessoal.
- Responsabilidade: Use um rastreador de hábitos que permita ver seu progresso em tempo real, identificar padrões e obstáculos potenciais, e responsabilizá-la por seus objetivos e suas conquistas.
- Gamificação: Considere o uso de um rastreador de hábitos que tenha recursos de gamificação, como recompensas ou um elemento competitivo, para tornar o rastreamento de hábitos mais envolvente e divertido. A cada X vezes, programe uma recompensa, ainda que seja algo pequeno e mantenha isso em mente.
- Integração na Rotina Diária: Torne o rastreamento de hábitos parte de sua rotina diária, seja colocando seu rastreador de hábitos em um lugar proeminente ou adicionando um atalho na tela inicial do seu telefone. Deixe à vista e de forma fácil para preenchê-lo.
- Flexibilidade: Seja flexível com seu sistema de rastreamento de hábitos e ajuste-o conforme necessário com base em seu progresso e necessidades em mudança.
Seguindo essas dicas, você pode usar efetivamente um rastreador de hábitos para construir e manter hábitos positivos, quebrar os negativos e, em última análise, fazer mudanças duradouras em sua vida.

Quais são alguns erros comuns a evitar ao usar um rastreador de hábitos?
Alguns erros comuns a evitar ao usar um rastreador de hábitos incluem:
- Não rastrear os hábitos importantes: É melhor rastrear consistentemente um hábito do que rastrear esporadicamente dez. Concentre-se em rastrear os hábitos que têm o maior impacto em sua vida. Escolha 05 deles e comece a partir daí.
- Atrasar o rastreamento de hábitos: Registre cada medição imediatamente após o hábito ocorrer. A conclusão do hábito é o sinal para escrevê-lo. Não deixe acumular e virar uma bola de neve.
- Falta de consistência: Faça do rastreamento de hábitos parte de sua rotina diária, como colocar seu rastreador de hábitos em um lugar de fácil acesso ou adicionar um atalho na tela inicial do seu telefone. A consistência é fundamental para construir e manter hábitos positivos.
- Metas irrealistas ou demasiadamente longas: Seja realista sobre os hábitos que você deseja rastrear e os objetivos que deseja alcançar. Estabelecer metas irreais pode levar à frustração e desmotivação. Seja clara, específica e comece com poucos hábitos.
- Não analisar o desempenho dos hábitos: Use um rastreador de hábitos que forneça feedback imediato e visual, como sequências, para motivá-la. Analise o desempenho de seus hábitos para obter insights valiosos sobre seu comportamento e tomar decisões informadas sobre como ajustar seus hábitos e melhorar seu sucesso geral. Sempre revise e avalie o que você fez ou deixou de fazer. Autorreflexão é muito importante.
- Não ser flexível: Seja flexível e carinhosa com você mesma. Não tenha medo de rastrear seus hábitos e ajustar conforme precise. Não tenha medo de experimentar diferentes métodos até encontrar um que funcione para você.
- Ignorar fatores externos: Considere seu ambiente e encontre maneiras de eliminar/evitar/gerenciar os fatores externos que podem distraí-la ou impedir você de desenvolver seu hábito. Mesmo que você esteja muito determinada, ainda pode haver fatores externos que impedirão você de desenvolver seu hábito. Além disso, a vida acontece. Coisas boas e ruins, entenda que os períodos da nossa vida são diversos e teremos momentos melhores e piores.
- Não planejar com antecedência: Experimente usar declarações do tipo “Se [gatilho], então eu [hábito]”. Por exemplo, “Se eu me sentir estressada, então vou meditar por 10 minutos”. Crie padrões para alguns eventos e crie hábitos saudáveis a partir deles.
- Não começar pequeno: Pergunte a si mesma qual é o menor passo possível que eu preciso dar para começar esse hábito? Em termos de exercício, isso pode ser tão simples quanto trocar para suas roupas de ginástica. Em termos de leitura, isso pode ser pegar o livro da prateleira e sentar-se em um canto.
Como escolher os hábitos certos para rastrear
Ao escolher os hábitos certos para rastrear, em especial no começo, é importante considerar os seguintes fatores:
- Relevância: Escolha hábitos que sejam pessoalmente relevantes para você e seus objetivos. Comece pelos mais importantes! Isso ajudará a garantir que você esteja motivada para rastrear e manter esses hábitos ao longo do tempo.
- Especificidade: Certifique-se de que os hábitos que você escolher são específicos e mensuráveis. Isso ajudará você a acompanhar seu progresso e determinar se está progredindo em direção aos seus objetivos.
- Realidade: Escolha hábitos que sejam realistas e alcançáveis. Estabelecer metas irreais pode levar à frustração e desmotivação. Comece pequeno sempre! Estabeleça metas para 1-3 meses, por exemplo.
Ao considerar esses fatores, você pode escolher alguns hábitos certos para começar a rastrear e aproveitar ao máximo! Lembre-se o habit tracker nada mais é do que uma ferramenta de desenvolvimento pessoal.

Como priorizar hábitos ao usar um rastreador de hábitos
Para priorizar hábitos ao usar um rastreador de hábitos, considere os seguintes passos:
Identifique seus objetivos de forma clara! Tanto para curto e longo prazo e determine quais hábitos ajudarão você a alcançá-los.
Por exemplo:
- ir na academia 3x na semana por 3 meses!
- Sair para caminhar todo sábado de manhã por 3 meses!
- Ler 1 livro por mês, se comprometendo a ler 5 horas por semana! …
Desses hábitos com um objetivo claro, estabeleça alguns com base na importância e impacto! Esses devem ser os hábitos que você irá priorizar e acompanhar primeiro.
Considere a frequência e duração dos hábitos e priorize aqueles que exigem compromissos mais frequentes ou de longo prazo. Como hábitos semanais e/ou diários!
Lembre-se de considerar a dificuldade. Tente identificar os hábitos mais desafiadores para você manter e priorize-os para garantir que você esteja progredindo em direção aos seus objetivos.
Por exemplo, como trabalho e faço tudo em casa (home office), para mim, é muito difícil sair de casa! Por isso o primeiro hábito que comecei a rastrear e me comprometer é ir na academia 3x na semana no mínimo! Tanto pela saúde como também para socializar e sair da toca! Esse, sempre foi o mais difícil e demorou uns 3-4 meses de comprometimento para eu sentir que realmente estava gostando e tinha se tornado algo mais rotineiro!
Como rastrear hábitos que não são diários
Para rastrear hábitos que não são diários ou que não sejam semanais, você pode usar vários métodos e modelos para visualizar e monitorar seu progresso de forma eficaz.
Rastreador de Hábitos Semanal: Use um rastreador de hábitos semanal onde você pode preencher caixas ou círculos com o número de vezes que completou o hábito durante a semana. Por exemplo, se planeja fazer uma certa atividade pelo menos uma vez por semana, você pode preencher a caixa daquela semana com o número de vezes que a fez, como um 2 para correr duas vezes em uma semana.
Sistema de Codificação de Cores: Utilize um sistema de cores onde cada hábito é atribuído a uma cor diferente. Marque cada conclusão com um pequeno ponto no dia e estenda uma linha cobrindo os quadrados dos dias. Se o hábito não precisar ser feito todos os dias, estenda a linha por vários dias a partir do ponto de conclusão.
Agendar Atividades Não Diárias: Incorpore um cronograma para atividades não diárias marcando os dias em que planeja realizar o hábito e usando símbolos como “*” ou um sticker para indicar os dias agendados no seu planner. Este método ajuda a visualizar quando você deve se envolver no hábito.
Aplicativos de Rastreamento de Hábitos: Considere usar apps de habit tracker. Os apps fornecem uma maneira estruturada de monitorar e controlar sua rotina diária, tornando a construção de hábitos simples, motivadora e interessante. Além disso eles possuem pop-ups que aparecem no celular e te ajudam a não esquecer. Eu gosto muito do app ToDoist!
Implementando essas estratégias e utilizando ferramentas de rastreamento de hábitos, você pode rastrear efetivamente hábitos que não são diários e se manter motivado para alcançar seus objetivos.

Como rastrear hábitos que não possuem um objetivo claro
Alguns hábitos também não são ligados a objetivos claros! Eles fazem parte do dia-a-dia e são ligados a rotinas importantes!
Alguns exemplos de hábitos que não estão relacionados a objetivos:
- Escovar os dentes duas vezes por dia;
- Usar o fio dental diariamente;
- Beber água regularmente ao longo do dia;
- Fazer pausas para se alongar e se movimentar durante períodos prolongados de sentado;
- Meditar por alguns minutos todos os dias;
- Ler por prazer antes de dormir;
- Escrever em um diário para refletir sobre o dia;
- Praticar gratidão listando coisas pelas quais você é grato;
- Dar uma pequena caminhada ao ar livre para pegar ar fresco e sol;
- Fazer uma rápida organização do seu espaço de convivência ou trabalho…
Esses hábitos podem não estar diretamente relacionados a um objetivo específico, mas contribuem para a saúde geral, felicidade e produtividade de uma pessoa. Ao focar em construir e manter esses hábitos, os indivíduos podem criar uma base sólida para alcançar seus objetivos e viver uma vida gratificante.
Assim, não diminua ou não se esqueça deles também!
Nosso Habit Tracker gratuito
Montamos um habit tracker com diversos templates para você usar digitalmente ou imprimir em casa! Nosso modelo é horizontal em tamanho A4 e possui páginas coloridas e em preto e branco!
Use para:
- Hábitos diários e divida para o período da manhã, tarde e noite;
- Hábitos semanais;
- Hábitos mensais; e,
- Hábitos anuais!
São 18 modelos diferentes para você!
Agora que você sabe como escolher e rastrear hábitos eficazes para começar seu habit tracker, é hora de incorporá-los à sua rotina diária. Lembre-se de ser consistente e paciente consigo mesma. Mudanças levam tempo, mas cada pequeno passo conta!
Quer mais inspirações para criar uma vida mais plena e produtiva? Confira nosso Pinterest para dicas e ideias exclusivas!
Temos outros freebies para você testar!
👉 Encontre mais conteúdos inspiradores no nosso Pinterest: @zakamistore e se inscreva na nossa newsletter.
Gostou do conteúdo?
Conte para a gente nos comentários que iremos amar ler sua mensagem!
Deixe um comentário