Olá, a todos!! S2 Você já se sentiu entediada, estressada ou sem propósito na vida? Você já quis fazer algo diferente, divertido ou desafiador, mas não sabe nem por onde começar? Você já pensou em ter um hobby, mas achou que era tarde demais, que não tinha tempo, dinheiro ou talento para isso?
Ou, você já teve hobbies, dezenas de atividades diferentes e depois que teve filhos tudo ficou em segundo plano?
Você fazia coisas que te deixavam feliz e agora não te deixam mais?
Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, este post é para você.
Aqui, eu vou te mostrar como você pode achar um hobby depois de adulto. Pois a vida muda, nossos propósitos mudam, nossa percepção e nossa realidade também…

Talvez seja o seu momento agora de pensar em algo apenas para você! Venha comigo!
O que é um hobby?
Um hobby é uma atividade praticada para lazer no seu tempo livre.
É como se fosse um passatempo, algo que não é longo, e não tem outros objetivos que não a satisfação própria.
De forma geral, a prática de um hobby não traz retorno financeiro. Apesar de que, para muitas pessoas, um hobby se tornou depois uma fonte de renda, seja extra ou depois a fonte de renda principal. Ainda assim, esse não é o objetivo principal.
Alguns exemplos de hobbies são: leitura, colecionar coisas, algum esporte específico, correr, desenhar, costurar, crochê, fazer velas, artesanato em geral, assar pães, cantar, dançar, fotografia…
Não significa também que os hobbies são livres de estresse, dor ou qualquer ponto negativo, afinal imagine se você gosta de jogar tênis… existe treinamento, suor e talvez algumas dores musculares no caminho.
O mais importante é que o hobby é uma atividade particular que você gosta. Não precisa ter envolvimento com seu parceiro, seus filhos ou ninguém. Pode, e muitas vezes deve, ser algo só seu!
E, quando você passa um tempo fazendo o seu hobby, este deve trazer para você relaxamento, satisfação e divertimento.
Por que ter um hobby depois de adulto?
Ter um hobby depois de adulto pode trazer vários benefícios para a sua vida. São muitas razões como:
- Reduz o estresse e a ansiedade: Um hobby é uma atividade que você faz por prazer, sem pressão ou cobrança. Quando você se envolve em um hobby, você se distrai dos problemas e preocupações do dia a dia, e entra em um estado de fluxo, onde você se concentra no momento presente e se sente mais relaxada e feliz.
- Melhora a autoestima e a confiança: Um hobby é uma forma de expressar a sua personalidade, os seus interesses e as suas paixões. Quando você se dedica a um hobby, você desenvolve novas habilidades, conhecimentos e experiências, que aumentam a sua sensação de competência e realização. Você também se sente mais orgulhosa de si mesma, e mais confiante para enfrentar novos desafios.
- Amplia o seu círculo social e o seu senso de pertencimento: Um hobby é uma oportunidade de conhecer gente, fazer amizades e participar de comunidades que compartilham dos mesmos interesses que você. Você pode trocar ideias, dicas, apoio e incentivo com outras pessoas que praticam o seu hobby, e se sentir mais conectada e integrada à sociedade. Depois de adulto é mais fácil se comunicar com pessoas desses círculos com objetivos em comum.
- Previne e combate a depressão e a solidão: Um hobby é uma fonte de alegria, satisfação e propósito na vida. Quando você se dedica a um hobby, você se sente mais motivada, engajada e entusiasmada com a sua rotina, e menos propensa a desenvolver sentimentos de tristeza, vazio e isolamento.
- Estimula a criatividade e a inteligência: Um hobby é um exercício para o seu cérebro, que requer atenção, raciocínio, memória e imaginação. Quando você se dedica a um hobby, você aprende coisas novas, explora novas possibilidades, resolve problemas e cria soluções, que melhoram o seu desempenho cognitivo e a sua capacidade de inovação.
- Preenche o seu dia: Sabe aquela fase em que os filhos cresceram, ou a gnt já aposentou? Então os hobbies são muito importantes nas transições de fases das nossas vidas. Você pode encontrar um novo propósito.
- Melhora a saúde física: Não só os esportes e outras atividades físicas melhoram a saúde física, hobbies melhoram nossa cognição, capacidade de se movimentar… mente forte, corpo são.
- Nos deixa ocupados: Ao nos manter em constante movimento, o senso de um objetivo, a preparação para a atividade, tudo junto ocupam nossa mente o que é muito importante depois de algumas fases na vida.
- Tempo apenas para si: Você se dedica à sua família, seu trabalho, seus amigos… mas e para você? Será que você tem tido tempo para ficar sozinha, em paz e fazer somente o que quer? Nem que seja por uma horinha na semana? Isso é muito importante e faz parte da nossa saúde mental e emocional.
- Dá para fazer um extra ou mudar de carreira: No fundo, os hobbies muitas vezes podem ser sim uma fonte de renda extra futura! Quanta gente começou a costurar, a crochetar, a assar pães por hobby e agora fizeram dessa paixão uma fonte de renda! Em especial durante a pandemia muitas pessoas se reinventaram assim.
Como escolher um hobby depois de adulto?
Escolher um hobby depois de adulto pode ser um desafio, pois existem muitas opções disponíveis, e nem todas podem se adequar ao seu perfil, ao seu estilo de vida e aos seus objetivos.
Para facilitar a sua escolha tente começar assim:
Faça uma lista dos seus interesses
Pense nas coisas que você gosta de fazer, de assistir, de ler, de ouvir, de aprender, de experimentar, etc.
Interesses macros
Lembre-se também de interesses macros! Gosta de questões ambientais? Gosta de ensinar pessoas? Gosta de atividades sociais?
Todas essas informações acima são importantes para delinear algumas ideias nesse primeiro momento.
Interesses passados da infância ou adolescência
Não se limite aos seus interesses atuais, mas também aos seus interesses passados, que você pode ter deixado de lado por algum motivo, ou aos seus interesses futuros, que você gostaria de explorar. Anote tudo o que vier à sua mente, sem julgar ou filtrar.
Um exemplo você, assim como eu você gosta de cultura japonesa? Que tal pensar em aprender japonês? Aprender culinária japonesa? Ou cultura japonesa? Ou arranjos florais japoneses (ikebana)?
O que você gostava de fazer ou tinha interesse quando criança ou adolescente?
Rastreando seu dia-a-dia
O que te anima e te deixa contente no seu dia-a-dia? Tente rastrear esses pequenos prazeres a anote!
Por exemplo você gosta de sair com seu cachorrinho para passear? Será que você iria gostar mais de uma atividade ao ar livre com caminhada? Em um parque bacana? Que tal pensar em fotografia, grupo de caminhada, bicicleta ou observação de pássaros e/ou árvores?
Atividades em grupo ou individual
Outro ponto muito importante, você deseja um hobby individual ou em grupo? Pense comigo, você tem uma vida agitada já com muita interação social e agora quer algo só para você fazer sozinha, em silêncio e em paz? Ou você já fica em casa mais sozinha, não tem muita interação social e precisa justamente sair de casa e conversar com pessoas?
Faça uma pesquisa sobre os hobbies relacionados aos seus interesses
Depois de fazer a sua lista, procure na internet, em livros, em revistas, em blogs, em podcasts, em vídeos, etc., informações sobre os hobbies que estão relacionados aos seus interesses.
Veja o que cada hobby envolve, quais são os benefícios, os custos, os materiais, os cursos, as dicas, os exemplos, etc.
É surpreendente a variedade e a diversidade de hobbies que existem, e provavelmente você pode descobrir alguns que nunca tinha ouvido falar ou considerado antes.
Escolha um ou mais hobbies que chamem a sua atenção
Depois de fazer a sua pesquisa, selecione um ou mais hobbies que tenham despertado a sua curiosidade, o seu desejo e a sua empolgação.
Não se preocupe em escolher o hobby perfeito, pois você pode mudar de ideia depois, ou praticar mais de um hobby ao mesmo tempo.
O importante é escolher um hobby que te faça feliz, que te desafie e que te faça crescer.
Experimente
Depois de escolher o seu hobby, é hora de colocá-lo em prática.
Você pode começar devagar, com um passo de cada vez, e ir aumentando a sua frequência e a sua intensidade conforme o seu ritmo e a sua disponibilidade.
Você pode procurar por cursos, tutoriais, livros, vídeos, etc., que te ensinem como começar e como progredir no seu hobby.
Você também pode procurar por grupos, clubes, eventos, etc., que reúnam outras pessoas que praticam o seu hobby, e que possam te oferecer apoio, orientação e companhia.
Se não gostar, troque para outro!
Como superar os obstáculos que podem te impedir de praticar o seu hobby?
Praticar um hobby depois de adulto pode ser difícil, pois existem vários obstáculos que podem te desanimar, te desencorajar ou te impedir de seguir em frente.

Alguns dos obstáculos mais comuns são:
Não tenho tempo
Você pode achar que não tem tempo suficiente para se dedicar ao seu hobby, pois tem muitas outras responsabilidades e compromissos, como trabalho, família, estudos, etc.
Para superar esse obstáculo, você pode tentar organizar melhor a sua agenda, priorizar as suas tarefas, delegar ou eliminar o que for possível, e reservar um tempo específico para o seu hobby, seja diariamente, semanalmente ou mensalmente.
Você também pode aproveitar os momentos livres que surgirem, como intervalos, filas, esperas, etc., para praticar o seu hobby, ou escolher um hobby que seja flexível e portátil, que você possa fazer em qualquer lugar e a qualquer hora.
Alguns hobbies, por exemplo, você pode fazer em aulas de sábado de tarde.
Ou, porque não agendar o seu hobby como um compromisso importante como qualquer outro? Na agenda ou no seu calendário?
Faça aulas em turma! Se você se inscreve, gasta o dinheiro e se coloca em compromisso com outras pessoas é mais fácil se manter firme no propósito. Além, claro de ter outras pessoas junto com você na mesma sintonia.
Já pensou também quanto você gasta apenas com redes sociais e informações que em nada irão te agregar?
Não tenho dinheiro
Você pode achar que não tem dinheiro suficiente para investir no seu hobby, pois tem muitas outras despesas e dívidas, como contas, impostos, empréstimos, etc.
Para superar esse obstáculo, você pode tentar economizar mais, gastar menos, fazer um orçamento, planejar os seus gastos, e buscar formas de aumentar a sua renda, como vender algo, fazer um bico, etc. .
Você também pode procurar por alternativas mais baratas, gratuitas ou acessíveis para o seu hobby, como materiais reciclados, usados ou emprestados, cursos online, bibliotecas, etc., ou escolher um hobby que seja simples e econômico, que você possa fazer com o que já tem em casa ou na natureza.
Além disso, já pensou se seu hobby vira uma fonte de renda extra? rsrs
Não tenho talento nem habilidade
Você pode achar que não tem talento suficiente ou habilidade, seja manual ou intelectual para praticar o seu hobby.
No fundo, isso pode, muitas vezes, vir de comparações que você faz com outras pessoas que são mais experientes, habilidosas ou famosas, e se sente inferior, frustrada ou envergonhada.
Lembre-se que na internet tudo é mostrado como perfeito, como alcançado, como conquistado, mas a vida real não é assim!
Outra coisa que a gente não pode se comparar é com pessoas que fazem daquele hobby justamente o seu ganha-pão! É como querer ser igual a um poliglota que trabalha e vive de estudar e ensinar línguas estrangeiras para outras pessoas. Ou se comparar a um nadador profissional que nada desde os 7 anos de idade e trabalha com isso!
E se o hobby justamente for um primeiro degrau para aprimorar capacidades manuais ou intelectuais que nunca foram o seu forte?
Muita pressão sobre meus ombros
O hobby não pode ser visto como mais uma obrigação. Nem algo que resulte em cobrança.
Se você já se sente sobrecarregada com as atividades que faz atualmente, pode ser que não precise de um hobby adicional. Algumas das coisas que você já faz – como trabalho, voluntariado, amigos e família – podem trazer tanta alegria quanto um novo hobby.
A vida é uma jornada e cada um tem sua própria maneira de aproveitá-la. É importante lembrar que não há uma fórmula mágica para a felicidade. O que é bom e relevante para alguém, pode não ser para outra pessoa.
Além disso, temos que lembrar que cada fase de nossa vida é única. Teremos momentos mais fáceis e momentos mais difíceis nessa jornada.
Assim, independentemente do que você escolher, é importante lembrar que o objetivo de um hobby é se divertir e relaxar. Não se preocupe em ser perfeito ou em fazer algo que os outros achem legal. O que importa é que você esteja se divertindo e se sentindo bem consigo mesmo.
Se você ainda não encontrou um hobby que funcione para você, não desanime. Experimente coisas novas e esteja aberta a novas experiências.
Com o tempo, você pode encontrar algo que realmente ame e que traga alegria e satisfação à sua vida. Não desista!
O arrependimento de não tentar é muito mais duradouro do que o arrependimento de ter tentado e não ter dado certo.
Questões para avaliar antes
Alguns hobbies possuem certas restrições como alto preço inicial, espaço, deslocamento complicado e etc… Listamos alguns pontos importantes para avaliar antes e não se frustrar depois e desistir no caminho.
Alguns dos obstáculos mais comuns são:
Preço
O hobby escolhido possui um alto custo seja de equipamento ou de matrícula e mensalidade?
Um exemplo, você quer começar a fazer velas artesanais. Os materiais iniciais são simples e demanda um pequeno investimento inicial de matéria prima, balança, as panelas, vasilhas, e etc…
Agora, imagine que você quer fazer mountain bike, você terá dinheiro para investir em uma bicicleta no mínimo mediana, além de roupa, capacete, equipamento de segurança e etc?
Espaço
Será que tenho espaço para trabalhar com restauro de móveis, ou fabricação de artes em concreto? Ou moro em um apartamento pequeno e não posso nem usar uma sacada para certas atividades? Consigo usar minha sala ou meu quarto mesmo?
Ou, meu hobby consigo ir em algum lugar fazê-lo? Seja na rua, em um ateliê ou estúdio?
Se você não tem espaço você pode tentar se desfazer de coisas acumuladas na sua casa! Confira nosso guia grátis e como fazê-lo!
Ou você pode começar menor e ir se ajustando conforme lida com seu estoque.
Tempo
Digamos que você queira começar a fazer triatlo. Você conseguirá se organizar para fazer as três atividades com frequência? Nado, bicicleta e corrida?
Digo, não seria melhor começar com uma atividade que você goste mais e ir aumentando gradativamente?
Curva de aprendizado
Comece a explorar hobbies adequados para iniciantes.
Um certo desafio pode ser emocionante e é muito importante. No entanto, um hobby com uma curva de aprendizado muito difícil pode te levar à frustração e ao desânimo.
Ainda assim, o que pode ser difícil e frustrante demais para você, pode ser tranquilo de lidar para mim a depender da experiência de vida de cada uma.
Como começar um novo hobby
Você já explorou algumas ideias, ponderou os obstáculos, avaliou tudo o que precisava e agora está pronta para começar!

Curso Online ou Presencial?
Participar de um curso presencial ou online é uma excelente maneira de avaliar um possível passatempo.
Você precisa se imaginar o que é mais importante no momento…
Para você, se deslocar até uma sala presencial e ter contato social com as pessoas e realmente estar num ambiente em que todos se ajudam é melhor?
Ou estar em casa, com calma e fazer as atividades a hora que você quiser com mais liberdade, porém de forma mais individual?
Os cursos presenciais são melhores para hobbies que demandam uma maior curva de aprendizado. Não só pelo professor, mas também pelos outros alunos com interesses semelhantes, outras dúvidas e outras dificuldades. O aprendizado tende a ser mais profundo.
Entretanto, a depender do ponto que estamos na vida, os cursos online nos dão possibilidades inimagináveis! Imagine fazer aulas com especialistas internacionais ou nacionais no assunto? Fazer a noite, de domingo ou feriados? Ir no seu próprio ritmo?
Adicionalmente, os cursos online tendem a ser mais baratos em relação aos cursos presenciais que demandam locação de espaço, hora de trabalho do instrutor, energia elétrica, internet, equipamentos e etc…
O inesgotável You Tube
Não é necessário desembolsar dinheiro para aprender sobre um novo hobby.
O YouTube possui muito mais recursos do que se pode imaginar. Há verdadeiras playlists inteiras ensinando de tudo!
Existem canais específicos no YouTube para ajudá-lo a aprender a desenhar, conhecer sobre jardinagem, assar pães de fermentação longa, sobre como restaurar móveis antigos e até aprender a escrever um livro.
Gostou do instrutor? Excelente. Não gostou, facilmente você encontra outro.
Normalmente, o que se vê é que há muito conteúdo produzido gratuitamente no You Tube e, depois, se você quiser se aprofundar, aquele instrutor possui um curso pago na plataforma própria dele.
O You Tube possui também diversos avanços em legendas e descrições para você ter acesso a conteúdos em outros idiomas.
Particularmente, eu procuro tudo antes lá! Gosto de vídeos e aprendo muito por ali!
Envolva os Amigos
Iniciar uma nova atividade de lazer com amigos tem muitos benefícios.
Vocês podem se ajudar a entender novos conceitos juntos.
É muito menos constrangedor aprender novas habilidades com um amigo. Afinal ele já te conhece e te dá muito mais segurança e incentivo.
Ser responsável por alguém pode impedir você de desistir! Um ajuda o outro.
Com um amigo, a ansiedade social é menor pois você já conhecerá alguém naquele ambiente novo e que pode ser amedrontador.
Junte-se a um Grupo
Outra maneira social de começar uma nova atividade de lazer é ingressar em um grupo.
Grupos de corrida são ótimos e muito mais seguros do que correr sozinha, por exemplo!
Existem grupos para muitos passatempos e atividades. Se não souber por onde começar, pesquise no Google por “seu hobby + grupo + sua cidade”.
Alguns exemplos como:
- Grupos de Corrida ou bicicleta
- Clubes de Fotografia
- Noites de Jogos de Tabuleiro
- Grupos de Tricô ou Costura
- Clubes do Livro
- Grupos de ceramistas
- Grupos de pintura
Agora só depende de você
Você viu conosco várias ideias, dicas e orientações para você finalmente encontrar uma atividade de lazer.
Por isso, é hora de ação!
Escolha e comece. Se quiser continuar, ótimo! Se não, sem problemas, apenas risque da sua lista e experimente outra atividade até encontrar algo que realmente lhe agrade.
👉 Encontre mais conteúdos inspiradores no nosso Pinterest: @zakamistore e se inscreva na nossa newsletter.
Temos também outros freebies!
Deixe um comentário